Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ariranha: conheça as características, habitat, alimentação, comportamento e reprodução deste mamífero carnívoro.

Elas pertencem a mesma família das Lontras, mas são maiores do que estas. A Ariranha é um animal característico do Pantanal e do Rio Amazonas.
Elas se diferenciam das Lontras por serem maiores, mas perdem em peso. Uma Ariranha macho, adulto, pode medir até 1,80 mts, com peso de até 46 kg. As Ariranhas fêmeas são menores.
Seus olhos são grandes, cauda com até 60 centímetros de comprimento,orelhas pequenas, patas pequenas com os dedos unidos por uma membrana para nadar. Ariranhas possuem pelo espesso, aveludado e escuro.
Antigamente abundante em diversos rios da América do Sul, hoje são encontradas  apenas em áreas isoladas do Brasil, Guianas e Peru.
São exímias caçadoras, alimentando-se principalmente de peixes, mas comem também jacarés e cobras. São consideradas predadoras de ponta. Quando agarram sua presa, as comem com a cabeça levantada e para fora da água.
Em tempos de reprodução existe uma hierarquia no bando que não pode ser quebrada. Somente a fêmea dominante pode se reproduzir. As outras ajudam no cuidado com os filhotes nascidos e só poderão se reproduzir se a dominante vier a falecer ou se saírem para formar o seu próprio bando.
Uma fêmea dá à luz na estação seca, sendo a ninhada composta de 1 até 5 filhotes. Três meses será o período que este passaram entocados e sendo alimentados por todo o grupo, até aprenderem a caçar sozinhos. Depois podem permanecer no bando ou sair em busca de parceiro e formar seu grupo.
Apesar de serem ótimas caçadoras dentro da água, Ariranhas não atacam humanos. No Brasil o único ataque que se tem notícia aconteceu em um Zoológico de Brasília, em 1977, quando um homem entrou no lugar onde elas estavam, para tentar salvar um menino que tinha caído nele. Elas, se sentindo ameaçadas, morderam o homem, que morreu de infecção dias depois.
No seu habitat natural elas até se aproximam de barcos por curiosidade. A caça predatória para venda de sua pele, poluição dos rios e destruição de florestas, reduziu e muito o número de indivíduos e hoje as Ariranhas se encontram ameaçadas de extinção.


imagens-ilustrativas-de-ariranhas.





















no link abaixo assista a uma ariranha pescando.




no link abaixo conheça mais um pouco sobre este carnívoro.





texto escrito pelo autor do blog.

fotos copiadas da net.

vídeos compartilhados do you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.