Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

cobra-naja-a maior -cobra -venenosa -do- mundo.

Neste Blog já postei uma matéria sobre a ¨ audição e gosto ¨ por música desta serpente.
Muita gente me pede mais algumas informações sobre este perigoso Réptil.

Todas as informações aqui veiculadas foram retiradas em parte do site http://www.ninha.bio.br/ a quem todos os créditos são dados.

Uma das serpentes mais perigosas do mundo. O corpo forma um anel vivo, a cabeça se levanta oscilante, como um pêndulo de cabeça pra baixo. A concha retesada do pescoço, os movimentos nervosos da língua...
O bote é tão rápido e certeiro que às vezes alcança até um passarinho voando. As cobras najas-rei , ou hamadríades, encontradas na Ásia, são as maiores e mais venenosas do mundo, chegando a 5 metros e meio de comprimento.
A Naja é também chamada cobra-de-óculos, por causa dos dois círculos da nuca.
Classe: Répteis
Ordem: Escamados (Squamata)
Família: Boídeos
Espécie: Naja naja

Cobra é uma palavra portuguesa, mas em vários idiomas cobra designa a naja e seus parentes, não serve para todas as serpentes. A mais perigosa é a cobra-rei, de 5 metros. Apenas 4 gotas de seu veneno podem matar um cavalo.
Quem nunca viu na TV um faquir, encantador de serpentes, tocando sua flautinha... mas nem todos os encantadores de serpente usam najas verdadeiras nas suas apresentações. Algumas serpentes inofensivas são bastante parecidas com Najas.
Alguns conseguem mesmo "encantar" as cobras Najas verdadeiras, e dão até beijinhos nelas.

Se uma naja pica um homem, seu veneno pode matá-lo.
Se alguém injetar direto no sangue coisas que normalmente come sem problemas, terá grandes probabilidades de morrer também.
Mas, se uma pessoa beber o veneno da naja, terá uma forte irritação nas mucosas da boca e dos intestinos, mas não morrerá.
Por isso não se diz "animais venenosos", mas sim "animais peçonhentos", capazes de injetar uma substância tóxica na circulação sanguínea.
O veneno da naja, como o das nossas cascavéis, é neurotóxico (isto é, envenena o sistema nervoso) .
O veneno, injetado na circulação sanguínea, passa para o sistema nervoso e começa a destruir suas células. Se a vítima não receber imediatamente soro antinaja, começa a ficar cega, depois paralítica e por fim morre.
O mangusto, parente do quati brasileiro, é o mais perigoso adversário da naja, sempre que se enfrentam um dos dois acaba morrendo. 
mangusto leva a melhor na maioria das vezes, e a cobra é que acaba morrendo.
mangusto tem um pouco de imunidade contra o veneno, mas se a picada atingir uma veia ou arteria, ele morre.

Ele não tem medo da cobra, e conta com sua agilidade e velocidade para conseguir atacar a cobra pela nuca (aí ela não consegue morder).
As cobras, assim como os morcegos, raramente constroem seus ninhos. Mas a fêmea da naja-rei faz ninhos de duas câmaras para pôr seus ovos.
Ela usa a cabeça e o corpo como gancho para juntar uma pilha de gravetos, folhas mortas, grama e terra, faz um buraco no meio e põe de 20 a 40 ovos.
Depois a naja junta mais vegetação para cobri-los e faz um outro buraco no alto, onde fica deitada para proteger sua ninhada.
Se uma pessoa se aproximar, será atacada ferozmente.
Só quando os filhotes nascem e  vão embora é que a fêmea sai do ninho.
A naja prefere caçar animais pequenos por que eles podem ser engolidos inteiros, mas seu veneno derrubaria sem problemas um búfalo.
As Najas , quando ameaçadas, para atacar ou se defender, levantam a parte anterior do corpo, abrindo as costelas do "pescoço".

Esta serpente pertence à mesma espécie que Cleópatra usou para o suicídio.



imagens -de -najas-jpg









clique no vídeo abaixo para ver uma luta do Mangusto com uma Naja



Texto copiado em parte do site http://www.ninha.bio.br/
Fotos copiadas da Web
Vídeo copiado do You Tube


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI UMA MENSAGEM.