Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Crocodilo-réptil-que-chora-quando-come.

Os crocodilos são répteis que pertencem à família Crocodylidae e a ordem Crocodylia. Estes animais levam uma vida bastante inativa, pois passam a maior parte do dia sem se mexer. Os crocodilos costumam tomar sol durante o dia e, à noite, como a água dos rios perde temperatura lentamente, eles entram na água para manter o calor o máximo de tempo possível.
Estes répteis são encontrados nas áreas tropicais da América, África, Ásia  e Austrália. São grandes nadadores e existem espécies que adentram em águas marinhas, exemplo disso é o crocodilo do Rio Nilo (Crocodulus
nyloticus) que cruzou o mar
para colonizar ilhas do oceano Índico como Madagascar. Outro exemplo é o crocodilo marinho (Crocodylus porosus) que colonizou ilhas da Austrália e a costa da Índia.
Os crocodilos jovens se alimentam de insetos, caranguejos e rãs. Já os animais adultos caçam peixes, se alimentam de animais mortos e passam horas esperando para engolirem mamíferos ou aves aquáticas. Estes répteis não são capazes de mastigar o que comem, sua tática de caça consiste em agarrar suas presas, com seus dentes afiados e poderosas mandíbulas, afogá-las e sacudi-las até que elas sejam desmontadas em pedaços que, em seguida, são engolidos. Ao engolir seu alimento, os crocodilos têm de abrir bastante a boca, isto os faz comprimir as glândulas lacrimais, que, assim, expelem lágrimas. Ou seja, os crocodilos quando se alimentam, “choram”, é daí que vem a expressão chorar lágrimas de crocodilo.
O crocodilo tem o corpo bem pesado, isto não o impede de locomover-se bem em terra firme, onde se move arrastando o abdômen sobre o chão e impulsiona-se com as patas. Quando o crocodilo tem de percorrer distâncias relativamente longas, é capaz de adotar um tipo de passo alto no qual só arrasta a cauda, dessa forma, este animal pode atingir velocidade de até 17 km/h.
As narinas e os olhos do crocodilo estão situados na parte superior da cabeça, assim, ele pode respirar e ver enquanto nada. Estes animais vivem até 80 anos e são ovíparos, ou seja, põe ovos nos ninhos que constroem. A temperatura corporal destes animais varia de acordo com a temperatura ambiental. O tórax e o abdômen estão separados por um diafragma muscular também usado para respirar. A digestão é assistida por um saco que contêm pedras, engolidas pelo animal a fim de ajudar a moer os alimentos. Sua pele é áspera dura e seca.
Depois do homem o único predador natural deste réptil é o tigre. São considerados a espécie mais antiga existente no planeta, pois datam do período dos dinossauros. Existem diversas espécies de crocodilos espalhadas pelo mundo e a maior delas é a do crocodilo-de-água-salgada, que vive na Austrália e em ilhas da Ásia, que podem ultrapassar os 10 mts de comprimento.






imagens-ilustrativas-de-crocodilos-jpg



















texto pesquisado e escrito pelo autor deste blog

fotos copiadas da Internet

Jacarés-os-parentes-dos-dinossauros

jacaré é um réptil carnívoro da família Alligatoridae pertencente à ordem Crocodylia. Trata-se de um habilidoso nadador que consegue também ser muito rápido em terra firme quando isto se faz necessário. Estes animais descendem dos primeiros répteis que habitaram a terra (há 230 milhões de anos), portanto são parentes dos dinossauros, animais pré-históricos.
Os jacarés são animais muito semelhantes aos crocodilos dos quais se diferenciam por ter membranas entre os dedos das patas traseiras e por ter uma cabeça mais curta e larga. Outra diferença entre estes animais é o fato do jacaré possuir o quarto dente canino que se encaixa na mandíbula superior, enquanto no crocodilo este mesmo dente fica exposto quando o crocodilo fecha a boca. Ao nascer o comprimento do jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do jacaré-açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
No continente americano há diversas espécies, no Brasil existem três tipos espalhados em diversas regiões, são eles: jacaré-negro ou jacaré-do-pantanal, jacaré-açú ou jacaré-gigante, jacaré-do-papo-amarelo ou ururau, jacaré-coroa ou paguá e jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa.
Seus hábitos consistem em se agrupar durante o dia a fim de tomarem sol e durante a noite sair para caçar. A caçada é feita geralmente dentro da água. Sua dieta é variada, alimentam-se de peixes, moluscos, aves e de mamíferos pequenos encontrados nas margens dos rios. O jacaré possui 80 dentes, mas só os utiliza quando a presa é muito grande (sacodindo-a até fazê-la em pedaços), quando a presa é pequena, este feroz animal apenas a engole. O jacaré necessita de cerca de 10% do seu peso em alimentos ao dia. Para se locomoverem os jacarés usam a cauda movendo-a de maneira ondulatória. Durante o nado os olhos e as narinas deste animal ficam acima da superfície da água.
Para se reproduzirem, os jacarés se acasalam na água. Em seguida a fêmea faz um ninho na vegetação da beira de um lago, onde coloca seus ovos (40 a 50 postos uma vez por ano) que eclodirão após um mês de incubação (feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos vegetais que compõe o ninho). Uma característica interessante é o fato da fêmea do jacaré, ao contrário das outras espécies de répteis, ter o hábito de proteger o ninho e seus filhotes.
Infelizmente o jacaré está na lista dos animais em extinção, visto que muitas pessoas apreciam o sabor de sua carne e seu couro é utilizado para fabricação de bolsas, carteiras e outros produtos industrializados.Seus maiores predadores são o homem e a sucuri.




imagens-ilustrativas-de-jacarés





 










texto pesquisado e escrito pelo autor deste blog

fotos copiadas da internet

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Doninha-a-hábil-caçadora

A doninha é um mamífero da família dos Mustelídeos. Vivem na Sibéria, Europa e Norte da África. Seu corpo é alongado, variando de 17 até 28 centímetros, com uma cauda bem pequena. Os pelos de suas costas são castanhos e da barriga brancos. Prefere áreas mais secas e altas montanhas,por serem ótimas escaladoras e também ótima nadadora. É  hábil caçadora, tanto de dia quanto a noite. Alimenta-se de roedores, aves, ovos e insetos. A gestação das fêmeas dura 30/40 dias, dando a luz entre 4 e 12 filhotes. O macho sempre participa dos cuidados de criação dos filhotes.
Aves de rapinas estão entre os seus maiores predadores, tendo altas taxas de mortalidade em seu habitat natural.



imagens-ilustrativas-de-doninhas




















texto escrito pelo autor do blog

imagens copiadas da internet