Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pastor Belga, o elegante e esperto cão de guarda.



O Pastor Belga é uma raça de porte grande e que possui quatro variedades: Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois. É um cão de guarda elegante, robusto, de cabeça erguida e de olhar esperto. É muito resistente a variações climáticas e apesar de sua origem como cão de pastoreio, é um eficiente cão de defesa e guarda.
Possui quatro diferentes pelagens, porém todos os Pastores Belgas são inteligentes e possuem o faro aguçadíssimo. Além disso, são carinhosos com os donos e extremamente familiares. Adoram brincar e estar próximos a crianças.
Pastor Belga Groenendael é a variedade de pêlo longo e preto. Tornou-se muito popular como cão de forças policiais, tendo atuado com sucesso na Primeira Guerra Mundial. Valente, destemido e independente, embora apegado a seu dono, requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda.
Pastor Belga Malinois é a variedade de pêlo curto. A cor da sua pelagem é fulvo encarvoado com máscara preta. Desenvolvido na região de Malinois, é o mais popular dos pastores na Bélgica. Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência. É utilizado por equipes policiais de vários países. O temperamento é estável, porém, o Malinois mostra-se desconfiado com estranhos. O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.
Pastor Belga Laekenois tem pêlo duro caracterizado pelo grau de aspereza e rusticidade por todo o corpo. Aço é fulvo com traços de encarvoados, principalmente no focinho e cauda. É o mais ciumento de todos.
O Tervuren apresenta pelagem longa e de coloração mesclada. É obediente, alerta e como os outros inteligente. Cheio de energia, ele precisa de exercícios físicos e mentais diariamente para manter seu bem-estar. É excelente cão de pastoreio, podendo também ser utilizado para guarda.
Em geral, o Pastor Belga mede de 56 a 66 cm e o seu peso varia de 25 a 36 kg.

Origem e História

O Pastor Belga, nas suas quatro variedades, é conhecido na maior parte do mundo como Groenendael ou Cão de Berger Belge e sua origem data de antes de 1500.
Por volta de 1890, uma comissão de membros de clubes de raças e veterinários juntou forças para determinar se havia um cão pastor de origem verdadeiramente Belga.
O professor Adolphe Reul e seu grupo, concluíram que em sua província havia um tipo consistente de pastores, anatomicamente idênticos, mas diferindo na textura da pelagem, cor e comprimento do pêlo. Nas outras oito províncias os resultados foram similares e entre 1891 e 1901 o Pastor Belga foi registrado pela Sociedade Real de São Humberto.
O Pastor Belga de pelagem negra e longa deve sua existência a Nicolas Rose, restaurador e dono do Castelo Groenendael, nos arredores de Bruxelas. Ele adquiriu um casal (Picard d'Ucle e Petite) que junto com seus descendentes (filhos, netos, etc.) foi a base do tronco de formação desses lindos pastores negros. Como justa homenagem em 1910 a variedade foi oficialmente nomeada Groenendael.
O Pastor Belga tornou-se muito popular, por ser um cão muito versátil, e de inteligência aguçadíssima. Ele é um cão de múltiplas funções, pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.









imagens-ilustrativas-do-cão-Pastor-Belga
























texto pesquisado na Internet
fotos copiadas da Web

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rinoceronte Negro, uma espécie por demais ameaçada.

Já falamos sobre esta fera no link abaixo. Agora daremos mais detalhes individuais sobre as 5 espécies existentes.





Peso: 800 - 1.350 kg

Altura: 1,40 - 1,70 m
Comprimento: 3,0 - 3,80 m
Chifre: Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 0,50 m - 1,30 m. O chifre posterior é menor medindo de 2 a 55 cm.
Habitat: pastagens, savanas e locais com abundância de arbustos.
Período de Vida: 30 - 35 anos em habitat natural e 35 - 45 anos em cativeiro.
Período de Gestação: 15 a 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos - 7 a 10 anos, Fêmeas: 4 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: África do Sul, Quênia, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zimbabue.


Durante o último século, o Rinoceronte Negro sofreu um drástico declínio em sua população. Entre 1970 e 1992, a população dessa espécie diminuiu 96%. Em 1970, segundo estimativas, havia 65.000 Rinocerontes Negros na África, mas em 1992-1993 restavam apenas 2.300 sobrevivendo em habitat selvagem. Entretanto, desde 1996, grandes esforços para a preservação dessa espécie tem encorajado ambientalistas a obterem bons resultados e o número de animais tem aumentado desde então. Atualmente 3.100 animais estão vivendo em habitat selvagem.



imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-negro














texto pesquisado na Internet

fotos copiadas da Web

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rinoceronte Indiano, o mais calmo da espécie e também muito ameaçado.



NOME CIENTÍFICO: Rhinoceros unicornis
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissodactyla
FAMÍLIA: Rhinocerotidae
COMPRIMENTO: cerca de 3 metros mais de 60 cm para a cauda
ALTURA: 1,70 metros na cernelha
PESO: em torno de 2 mil kg
CHIFRES: Possui um chifre só que é usado para abrir caminho no mato. O chifre é tão importante para os machos quanto para as fêmeas.. Muitos rinocerontes indianos esfregam o chifre em superfícies abrasivas. O chifre, mede em torno de 22 c e é feito de queratina (substância parecido com a unha) e cabelo.
AGRESSIVIDADE: São menos agressivos que seus parentes africanos.
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 17 a 18 meses (480 dias)
NÚMERO DE FILHOTES: 1
DESMAME: 18 meses
MATURIDADE SEXUAL: Fêmeas até 4 anos e machos até 9 anos. As fêmeas normalmente dão crias a cada 3 anos
TEMPO DE VIDA: acima dos 45 anos
GRUPO FAMILIAR: solitário
ALIMENTAÇÃO: Gramas, plantas aquáticas, ramos, folhas.
PRINCIPAIS PREDADORES: Homem e o tigre
HABITAT: Gramados e florestas abertas no Nepal e a Índia nordeste.
DISTRIBUIÇÃO: Nepal e a Índia nordeste.


Este animal foi implacavelmente caçado e hoje só é achado nas planícies junto ao Himalaia, e em algumas reservas biológicas de Assam e do Nepal.
É uma das 5 espécies de rinocerontes que existem no mundo selvagem. O rinoceronte-indiano está em perigo de desaparecer. A superstição sobre os poderes medicinais de seu chifre é que trouxeram esta espécie ao perigo da extinção.
Eles possuem uma visão pobre mas conseguem virar bastante as orelhas proporcionando uma ótima audição. Eles também possuem um excelente faro.
Esse paquiderme (animal de pele espessa) tem corpo grande e cabeça pequena. Sua pele é mais grossa que a do elefante. E nas coxas, nos quartos traseiros e na parte de trás, a pele está dividida em grandes placas separadas por sulcos. Essas placas consistem em muitas papilas semelhantes e escamas e presas em uma base de tecido flexível. A cauda fica completamente escondida pela placa anal. Sua cor varia do cinza-escuro ao castanho-avermelhado.
Este animal não gosta do calor. Ele prefere viver junto à água, onde dorme durante o dia e pasta à noite.

imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-indiano














texto pesquisado na Net

fotos copiadas da Web

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rinoceronte de Sumatra, o menor da espécie.



Os rinocerontes-asiáticos estão todos em avançado estado de extinção.
O Rinoceronte de Sumatra (na Indonésia) é um dos que correm maior perigo, já que, em liberdade, não devem existem muito mais que 330 animais. Estes vivem todos em territórios muito distantes uns dos outros, espalhados por vários países, o que não facilita a conservação da espécie.

Hábitos

Ao contrário dos rinocerontes africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.

Pequeno

O rinoceronte-de-Sumatra é o menor entre todas as espécies de rinocerontes que existem. Tem, como os seus primos africanos, dois chifres e a sua pele não é lisa, mas forma uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas.

Tamanho, peso e longevidade

Um rinoceronte desta espécie pode ter 1,20 m de altura, medir quase 2 m, pesar 1500 kg e viver cerca de 35 anos.


imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-de-sumatra













texto pesquisado na Net

fotos copiadas da Web

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Rinoceronte de Java, uma espécie quase extinta.

rinoceronte de Java vive nas densas florestas tropicais da ilha de Java, ao sul da Indonésia, e em algumas partes do Vietnã.
É um animal muito visado por caçadores devido a seu chifre, usado na medicina tradicional desses países. Acredita-se que menos de 60 espécimes permaneçam vivos em seu ambiente natural.
rinoceronte de Java está categorizado como espécie em alto risco de extinção na Lista Vermelha, produzida pela União Conservacionista Mundial, uma organização não-governamental que reúne informações sobre espécies em extinção.
Os rinocerontes da Índia e de Java são assemelhados em muitos aspectos, sendo o mais óbvio o fato de possuírem um único chifre.
O chifre da espécie indiana chega a 50 cm de comprimento, mas o do rinoceronte de Java não passa da metade disso, e nem aparece em muitas fêmeas.
As duas espécies possuem pele marrom-acinzentada cheia de dobras, uma característica particularmente visível nos machos indianos, cuja pele se amarrota progressivamente com a idade.
Ao contrário do rinoceronte de Sumatra, ambas as espécies praticamente não têm pêlos, exceto por uma penugem em volta das orelhas e um tufo na cauda.
Os rinocerontes indianos são a maior espécie asiática, chegando a medir um metro e oitenta centímetros de altura, no dorso. Machos adultos chegam a pesar 2.200 quilogramas, o que os torna o segundo animal terrestre em peso (perdem para o elefante asiático).
rinoceronte de Java tem peso máximo de 2 toneladas; as fêmeas são maiores que os machos, fato raro no reino animal.
Ambas as espécies exigem ambientes com bastante água disponível, mas o rinoceronte indiano é o único que passa boa parte de seu tempo em descampados, ao invés de oculto na espessa folhagem da mata.



imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-de-java









texto pesquisado na internet
fotos copiadas da web

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Rinoceronte Branco, o gigante da espécie.



Rinoceronte Branco tem esse nome graças, a sensação de cor branca de sua pele quando ao sol e a uma tradução equivocada dos primeiros ingleses que tiveram o contato com o animal, quando chegaram à África. Na verdade, ele deveria se chamar Rinoceronte de Boca Larga.


Este grande mamífero está em risco de extinção. Ele vive na savana africana em duas áreas distintas: uma no Sudão e outra na África do Sul.

Este animal se alimenta de folhas e grama. Pasta o dia inteiro para manter o peso, que pode chegar a 4 toneladas.

Rinoceronte Branco é o maior rinoceronte da espécie (existem cinco tipos) e o segundo maior mamífero terrestre, perdendo somente para o elefante. Mede 2 metros de altura e 5 metros de comprimento.
Rinoceronte branco possui dois chifres, sendo que um deles mede 1,5 metros. O chifre, diferentemente do que se pensa, não é feito de osso, e, sim de pêlos extremamente compactos que formam uma estrutura muito resistente.


Os rinocerontes têm pele espessa, de até 7 cm, mesmo assim eles passam várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam, sobre tudo, nas juntas da couraça.

Conhecido pela péssima visão (eles são extremamente míopes), os rinocerontes tem a audição e o olfato muito bem desenvolvidos. A gestação dos filhotes dura 18 meses, e nasce somente um em cada gestação, além disso, a procriação só acontece a cada 3 ou 4 anos.

O filhote, que pesa 25 kg e toma leite materno até dois anos de idade, quando completa de cinco a sete anos, passa a viver sozinho, sem ajuda dos pais.


Existem apenas 12 rinocerontes no Brasil. Cinco deles só no Zooparque: 3 fêmeas e 2 machos. É o maior grupo da America Latina.

O grupo veio da àfrica do Sul há 6 anos, com o objetivo de estabelecer, no Zooparque, um grupo para reprodução no Brasil. Vieram bebes com idades entre 1 ano e 1 ano e meio. Naquela época eles pesavam entre 1.000 e 1.200 kg cada um. Atualmente, eles estão próximos 7 anos de idade, e já pesam em torno de 3 toneladas cada, entrando na adulta.


A dificuldade de criar estes animais em confinamento resulta do fato que, os animais que crescem juntos em espaços pequenos, não chegam a desenvolver estimulos sexuais, já que se consideram irmãos. Recentemente, no grupo de rinocerontes do Zooparque aconteceram tentativas de cópulas.

O Zooparque aposta que, devido à quantidade de animais no grupo e tamanho do recinto onde vivem (6000 m2), os animais cheguem a sentir atração sexual, e, assim, se reproduzam.





imagens-ilustrativas-do-rinoceronte-branco











texto pesquisado na net
fotos copiadas da web