Seguidores e Leitores deste Blog

contato, dúvidas, envio de fotos, fale conosco.

Nome

E-mail *

Mensagem *

traduza este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tigres Real nascem em cativeiro em Goiás.




Filhotes inspiram cuidados especiais de equipe


Quatro filhotes de tigre real de bengala, espécie em extinção, nasceram no zoológico de Goiânia. Os felinos têm um mês de vida, são filhos de tigres real de bengala, que vieram de Santa Catarina em fevereiro deste ano.
Segundo o diretor do zoológico, Raphael Cupertino, os filhotes, apesar de terem nascido saudáveis, ainda inspiram cuidados, por isso são avaliados duas vezes ao dia pela equipe de veterinários. O nascimento dos tigres, que estão ameaçados de extinção, foi uma surpresa para os profissionais da unidade.
Para Cupertino, o zoológico alcançou o seu maior objetivo, que é a perpetuação da espécie. Segundo ele, os tigres real de bengala vivem livres somente na Índia, onde há uma população média de menos de mil indivíduos. 
O diretor do zoológico conta que todo o período de gestação foi acompanhado com atenção pelos profissionais da unidade. Após o nascimento, o macho e a fêmea foram separados, para que a mãe possa dar mais atenção aos filhotes e tenha maior espaço. A dieta da fêmea recebeu suplementação, para que tenha condições nutricionais de oferecer leite de boa qualidade.
Para Cupertino, o ambiente do zoológico, que está com nova infraestrutura, a nutrição e o baixo estresse favoreceram a reprodução em cativeiro. De acordo com ele, desde que chegaram ao local os tigres se adaptaram ao habitat.
Os tigres real de bengala vieram de Santa Catarina, mas não se conheciam. Por medidas de segurança, eles foram instalados em recintos separados. Com o tempo foi retirado o obstáculo, e o casal se encontrou, resultando na concepção dos quatro filhotes.
O diretor do zoológico avalia que a reprodução marca uma nova fase da unidade, que foi reaberta em maio deste ano após três anos de reforma. O período foi marcado pela morte de 240 animais. O zoológico hoje está com 510 animais.
O alto número de mortes foi o que provocou o fechamento do zoo, em 2009, quando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a diretoria do local e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) exigiu mudanças estruturais.
Cupertino diz que as exigências foram cumpridas e avaliadas pelos órgãos responsáveis antes da reabertura do local. Para ele, as obras não influenciam na morte dos animais, que, na maioria dos casos, ocorreu por doenças ou idade avançada.
Mas reforça que a nova infraestrutura colabora para a qualidade de vida do plantel. “O número de mortes vem diminuindo, porém vão ocorrer porque estamos lidando com seres vivos, e isso faz parte do ciclo da vida.”


Notícia copiada na íntegra de 
Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia
a quem todos os créditos são dados.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tudo sobre papagaios



Os papagaios em geral são uma das aves mais populares do mundo. São ícone de beleza, alegria e tropicalidade. No entanto toda essa graça e vivacidade que vem do colorido de suas magníficas penas e da capacidade de algumas espécies em imitar a fala humana, levou essas aves à ruína, sendo uma das famílias com maior número de espécies ameaçadas.
Desde os primórdios os papagaios foram admirados e capturados pelos povos nativos da América, que os tinham como animal de estimação, ornamentando suas vestimentas com suas belas penas tanto para rituais religiosos, como para demonstração de poder. Quando os colonizadores europeus chegaram ao Brasil, o país com maior número de espécies de psitacídeos no mundo, não foi diferente, um dos elementos de maior destaque em nosso país foram as "maravilhosas e coloridas aves" relatadas assim pelos próprios colonizadores, que foram retratadas nos mapas como forma de identificação das novas terras. Essa relação foi tão profunda que um dos nomes sugeridos para nosso país foi "Terra dos Papagaios".
Desde então o tráfico desses pássaros passou a ser aclamado pelos mercados europeus. Mas o fascínio dos homens pelos papagaios antecede a chegada ao Novo Mundo, uma vez que os primeiros pisittacídeos levados para a Europa, chegaram no ano de 300 a.C vindos da Índia.
Os imperadores romanos não só capturavam esses animais como também, mantinham o hábito de consumi-los como raros e prestigiados petiscos. Porém essa pratica levou muitas espécies à beira da extinção, e mesmo hoje, quando muitos desses hábitos foram banidos ou sofrem grande proibição o futuro desses magníficos pássaros é incerto. Suas áreas de reprodução estão sendo destruídas, e o tráfico ainda é uma realidade em muitas regiões. Sendo assim para que o "elo de comunicação com os deuses", denominação dos papagaios em culturas antigas, seja preservado é necessária uma conscientização da população para não aderir ao tráfico e um esforço de nossas autoridades em fiscalizar e punir os caçadores, e também preservá-los, criando reservas protegidas da ação humana e incentivando a reprodução em cativeiro.
TIPOS DE PAPAGAIOS

PAPAGAIO VERDADEIRO


Características

É considerada a ave mais inteligente que existe, podendo até imitar a voz humana, isto ocorre por apresentar a língua carnosa e uma estrutura chamada siringe modificada. São animais de vida longa, podem chegar facilmente até os 80 anos, apesar dos animais que são retirados da natureza viver no máximo 15 anos devido a alimentação errada. Somente é possível dizer que é macho ou fêmea com exames especiais.
Mede cerca de 85 cm e pesa em torno de 400 g. Sua plumagem é predominantemente verde, apresentando a fronte azul com amarelo na cabeça envolvendo os olhos. Apresenta o encontro (parte superior da asa quando fechada) vermelho e o bico preto.

Habitat

Vive em áreas de mata seca e úmida, também em campos, cerrados, palmeirais e beiras de rio.

Ocorrência

Desde a região nordeste passando pelo Brasil central até o sul do país, estendendo-se para a Argentina, Paraguai e Bolívia.

Hábitos

Fora do período reprodutivo são avistados em grandes bandos.

Alimentação

Frugívoro, granívoro e larvas de insetos que encontra nas árvores frutíferas da região. Ele usa as patas para segurar os alimentos. Pode também ser avistado em áreas de grandes plantações (milho, girassol, sorgo) e pomares.

Reprodução

Sua reprodução ocorre em períodos variados dependendo da localidade.
Após 5 anos de vida os papagaios procuram formar um casal, que se torna fiel por toda a vida. Este casal procura um oco de árvore e palmeiras ou ainda cupinzeiros de grande porte, onde preparam o ninho com madeira roída pelo forte bico, na época reprodutiva a fêmea coloca 3 a 4 ovos que são chocados durante 28 dias por ambos os pais, que também se revezam no cuidado com os filhotes que dura até a postura do próximo ano.

Ameaças

É o papagaio mais procurado como animal de estimação por ser considerado um excelente "falador". Assim sendo, a captura para o comércio é a principal ameaça para a espécie. Em algumas regiões de sua ocorrência as populações estão sofrendo declínio acentuado.



PAPAGAIO DE PEITO ROXO

PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO Amazona vinacea


Características

Padrão escamoso arroxeado-vináceo no peito, uma gola de penas alongadas que arrepia freqüentemente. Sobre a garganta, lados e pescoço, papo e o peito arroxeado invade a pena quase toda, ficando a orla somente de cor diversa - o negro, formando um escamoso indistinto que vai até o baixo ventre. As penas da nuca e alto pescoço são grandes e chegam a formar uma gola. Sobre a garganta Loro, fronte, mento, espelho, encontro e base das diretrizes externas vermelhas. Movimentos lentos e servem para melhor se ocultar nas matas. Formam casais fiéis.
Alimenta-se de frutas, sementes e insetos na natureza, em cativeiro de sementes, coco seco, laranja, banana e mamão.
Longevidade: 30 anos. Maturidade: 02 anos. Reprodução: de agosto a dezembro, postura de 02 a 04 ovos. Nº de filhotes: 02.
Incubação: 30 dias.
Comprimento: 35 a 37 cm.
Ocorrência Geográfica: Do sudeste brasileiro ao sul, Bahia ao Rio Grande do Sul.

Habitat

Matas secas, pinheirais e orlas de capões de mata entre campos. Vive em florestas e pinheiros associados a ambientes campestres. Necessitam da disponibilidade de buracos de árvores (oco de tronco) e fendas formadas pela decomposição dos troncos.
Categoria/Critério: Ameaçada, vulnerável. Captura e comércio ilegal; Destruição de habitat; Populações pequenas e isoladas.



PAPAGAIO DE CARA ROXA



Características

Mede cerca de 36 cm e possui a plumagem predominantemente verde com a testa e loros vermelhos, cabeça com lados azuis, garganta roxa.
As coberteiras e penas terciárias possuem a borda amarela, retrizes com a ponta amarela, bico cor de chifre. Dorso verde e ponta da cauda com lista amarela.

Habitat

Endêmico da Mata Atlântica.

Ocorrência

Originalmente este papagaio ocorria desde o estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul, estando hoje restrito a uma pequena faixa no litoral sudeste paulista e na baía de Paranaguá - PR.

Hábitos

Vivem em casais, podendo também formar bandos.

Alimentação

Frutas, sementes e flores.

Reprodução

Período de reprodução é entre setembro à fevereiro. Nidifica em ocos de árvores altas, especialmente de palmeiras, geralmente em áreas de mata densa ou em locais inundados. A fêmea coloca geralmente entre 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 26 dias, nascendo no máximo 3 filhotes que são alimentados pelos pais até saírem do ninho

Ameaças

Consta na lista oficial de animais ameaçados de extinção do IBAMA. A captura tanto de adultos quanto jovens para o tráfico de animais é a principal ameaça para a espécie. A destruição da Mata Atlântica, para extração de madeira e implantação da agropecuária também representa uma séria ameaça.
Por ocorrer em uma área não muito extensa e estar extremamente associado às formações florestais numa faixa muito estreita, as populações do papagaio-de-cara-roxa sofreram um declínio acentuado e desde a década de 60 a espécie já é considerada ameaçada de extinção.



PAPAGAIO CINZA



Não é preciso ter muita inteligência para repetir uma frase recém-aprendida, reproduzir o miado de um gato ou um assobio estridente. Os papagaios precisam somente de habilidades comuns à sua espécie, mas o papagaio-cinza africano distingue-se de seus parentes palradores por ser mais loquaz.
Essa habilidade do papagaio-cinza já era mencionada nos antigos documentos gregos e romanos.
De maneira geral, os papagaios desenvolvem a habilidade de falar e imitar vozes humanas apenas em cativeiro.
No habitat natural produzem apenas ruídos roucos, quer dizer, sua expressão vocal é muito pobre.
Esses pequenos papagaios habitam as florestas da África central e ocidental, desde a Serra Leoa até o Quênia.
Vivem aos pares, em grandes bandos que se alimentam de frutas e sementes.
São muito caçados devido aos grandes danos que causam às colheitas.
E também por causa do delicado sabor de sua carne e pelas lindas penas vermelhas da cauda.
Esse papagaio é facilmente treinado.
Na época do acasalamento, o par abandona o bando e ambos se revezam no choco. Há muitas espécies de papagaios na Ásia, Oceania e América do Sul.

PAPAGAIO CHARÃO



Características

Com seus 32 cm,  possui a plumagem verde realçada na parte anterior da cabeça uma mancha vermelho-escura brilhante que contorna por trás dos olhos e alcança a região dos ouvidos como uma máscara (fronte, loros e região perioftálmica) . Também é vermelha a borda anterior das asas. Mede cerca de 35 cm de comprimento. Tem a cauda relativamente curta e quadrada na ponta o bico é cor de chifre.

Habitat

É uma espécie endêmica da Mata Atlântica e da Mata de Araucária, habitando a parte baixa das matas ao longo dos rios, orla de plantações de eucaliptos e pinus.

Ocorrência

Sul do Brasil. Anteriormente ocorria de São Paulo até o norte da Argentina, hoje inteiramente restrito às áreas florestadas  do Rio Grande do Sul.

Hábitos

Espécie nômade, extremamente associada às matas de araucária. Emite gritos graves entremeados de assobios estridentes. Durante certos períodos do ano, grandes bandos podem ser avistados em remanescentes de matas do Pinheiro-do-Paraná.

Alimentação

Frutas, sementes e flores. Voa mais de 70 km a procura de alimentos. Tem uma sensível preferência por pinhões de Araucária angustifolia, como também de frutos de Podocarpus sp. (pinho-bravo).

Reprodução

Postura de 2 a 4 ovos e incubação de 25 a 30 dias. Nidifica em ocos de árvores a uma distância de 3 a 10 metros do solo. D urante a época de procriação, vive calmamente em pares dispersos e raramente é notado. Os filhotes são alimentados pelos pais.

Ameaças

É considerada uma das aves sul-americanas mais ameaçadas de extinção. A remoção dos papagaios do ninho para o comércio, a caça e o desmatamento são as causas do seu declínio. São destruídas as pousadas tradicionais da espécie. É bastante visado na região pelo tráfico de animais, diversos filhotes são capturados e vendidos nos centros urbanos. A expansão agropecuária tem reduzido as florestas de araucária, diminuindo a disponibilidade de sítios adequados para a reprodução e conseqüentemente, provocando o declínio das populações existentes.



Texto do próprio dono deste blog em pesquisas na Net
Fotos copiadas da rede à quem é dado os créditos aos seus autores.







sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Camelo e Dromedário, você sabe as diferenças entre ambos?



A distinção mais visível entre os dois animais está no dorso. Enquanto os camelos têm duas corcovas , os dromedários só possuem uma . As corcovas são formadas por importantes depósitos de gordura

Outra diferença está na altura de ambos. Os camelos possuem patas mais curtas , enquanto os dromedários têm pernas mais longas .
Enquanto o dromedário apresenta o corpo coberto por uma pelagem curta , o camelo tem pêlos longos e vistosos , principalmente nas coxas, na garupa e na cabeça. Nos meses de inverno, essa pelagem pode chegar ao chão.

Além disso, o habitat deles não é o mesmo. Ambos são originários de um ancestral comum - que viveu na América do Norte há 40 milhões de anos - mas agora vivem em diferentes regiões do planeta. O camelo (Camelus bactrianus) é encontrado apenas na Ásia Central, ao passo que o dromedário (Camelus dromedarius), conhecido como camelo árabe, espalha-se não só por parte do continente asiático como também pela África. Na verdade, é ele que se vê naqueles filmes passados no deserto do Saara. Parentes bem próximos, esses dois mamíferos ruminantes são as únicas espécies da família Camelidae e são usados pelo homem como meio de transporte em regiões desérticas. Rápidos e resistentes, os dromedários podem correr a 16 km/h por até 18 horas seguidas.
Já os camelos viajam bem mais lentamente, a cerca de 5 km/h, mas em compensação são capazes de levar pesadas cargas em viagens de até 50 quilômetros de distância. Em comum ambos têm a capacidade de ficar durante vários dias sem beber água - há registro de animais que agüentaram até 17 dias sem um golinho sequer. Por serem "primos" não muito distantes, camelos e dromedários podem cruzar entre si, gerando crias que também são capazes de se reproduzir.
Um camelo pode viver de 40 a 50 anos, alcançando uma altura de 1,85 mts e 2,00 mts de comprimento. Sua velocidade chega aos 65 km/h.
O dromedário pode viver até 50 anos, chega a atingir 2,30 mts de altura e pesar 700 kg.
Ambos são herbívoros, se alimentando de plantas e arbustos.


imagens-ilustrativas-de-camelos




















imagens-ilustrativas-de-dromedários
















texto escrito pelo autor do blog
imagens copiadas da net





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Soro, conheça um pouco da sua produção.


Por mais incrível que possa parecer o soro contra os venenos de diversas cobras é produzido a partir do veneno da própria cobra.
Os soros antiofídicos são substâncias contra veneno, eficazes como tratamento em casos de picada de cobras. Existem soros específicos para cada gênero de cobras. Estes são:
ANTIBOTRÓPICO, usado em casos de envenenamento por jararacas (Gênero Bothrops);
ANTICROTÁLICO, usado em casos de envenenamento por cascavel (Gênero Crotalus);
ANTILAQUÉTICO, usado em casos de envenenamento por surucucu (Gênero Lachesis);
ANTIELAPÍDICO, usado em casos de envenenamento por corais (Gênero Micrurus) do grupo dos Elapíneos;
ANTIBOTRÓPICO/CROTÁLICO (antigo antiofídico), para os casos de picadas por jararacas ou cascavéis;
ANTIBOTRÓPICO/LAQUÉTICO, para as picadas por jararacas e surucucus.
Os soros são produzidos a partir da imunização do cavalo, injetando-se nele o veneno específico da cobra em períodos de dias alternados para que ele crie anticorpos.
Ao final de mais ou menos 2 meses, faz-se a sangria do animal para verificar se ele criou anticorpos, ou seja, substâncias que neutralizam o veneno.
Este processo é repetido novamente até que os níveis de anticorpos sejam suficientes. Ao final do processo, após a preparação, o soro passa por testes químicos e biológicos até ser considerado apto para o uso humano.
Este processo dura em torno de seis meses.

Soro para uso em animais

Da mesma forma que existe soro para uso em seres humanos, existe o soro para uso em animais, caso eles sejam picados por cobras venenosas. O soro para uso humano, adquirido pelo Ministério da Saúde, não deve ser aplicado em animais. Existem no Brasil alguns laboratórios particulares que produzem soro para uso em animais. Essa produção é controlada pelo Ministério da Agricultura.
No Brasil o Hospital Vital Brazil ( http://www.butantan.gov.br/hospital.php ) é o responsável pela produção deste soro.



imagens-ilustrativas-de-animais-que-possuem-veneno-usados-para-produzir-soro
















texto escrito pelo autor deste blog 
fotos copiadas da net


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

5 animais do Brasil com grande risco de extinção

Mais uma triste notícia em nosso país. Cinco animais do Brasil, segundo lista divulgada pela União Internacional pela Conservação da Natureza, estão em grande risco de extinção. Esta relação ainda apresenta plantas e fungos de 47 países, além do Brasil.
Os 5 ameaçados são o Muriqui do Norte ou Mono-Carvoeiro, o Soldadinho-do-Araripe, ave encontrada apenas no Ceará, as borboletas da espécie Actinote Zikani, encontrada apenas na Serra do Mar, a borboleta da espécie Parides Burchellanus e o Preá Cavia Intermedia, exclusivo de uma ilha próxima de Santa Catarina.
O alerta, como sempre acontece, levou a elaboração de planos de ação para a conservação destas e outras espécies, mas como o próprio Instituto Chico Mendes relata em seu site, não houve grandes avanços nestes planos. Fogo de palha, como sempre.



imagens-ilustrativas-do-muriqui do norte













imagem-ilustrativa-do-soldadinho-do-araripe












imagens-ilustrativas-da-borboleta-actinote zikani










imagens-ilustrativas-da-borboleta-parides burchellanus











imagens-ilustrativas-da-preá- cavia intermedia












texto escrito pelo autor deste blog
fotos copiadas da net














sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Peixe-palhaço, um simpático peixinho de dois sexos.

Ágil, pequeno e de lindas cores, este simpático peixinho, artista de cinema, mede próximo de 5 cm e pesa, no máximo, 150 gramas. São encontrados nos oceanos Pacífico e Atlântico. Sua coloração laranja com faixas brancas ou azuis e sua maneira desajeitada de nadar, lhes renderam o apelido de palhaço. Embora originário de oceanos, pode ser criado em cativeiro facilmente. Existem várias espécies deste peixes, que nascem todos machos e mudam de sexo de acordo com a necessidade de transformação em fêmeas. Nem todos vão se transformar.
Para se esconder de predadores, o peixe-palhaço se esconde no meio dos tentáculos da anêmona, onde fica a salvo. Restos de comidas da anêmona são digeridos por ele e não se sabe ao certo qual o motivo dos ferrões não lhe fazerem mal, entretanto somente os peixes sadios sobrevivem ali, pois os doentes viram comida da anêmona.



imagem-ilustrativa-da-anêmona










imagens-ilustrativas-do-peixe-palhaço




















texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Corujas, conheça uma ave de rapina que gosta de dar presente à fêmea para conquistá-la.

Aves de rapina de temperamento discreto, as corujas podem até ser criadas em cativeiro se feito desde filhotes. Seus ouvidos são os mais aguçados entre as aves, grandes e lindos olhos postados na frente da cabeça, ao contrário de outras aves que possuem os olhos nas laterais da face. Sua plumagem incluí o amarelo, branco, preto e marrom. É uma ave de hábitos noturnos e durante o dia dorme. Existem diversas espécies de corujas e elas podem ser encontradas no Brasil, América do Norte e México. Ao contrário do que muita gente pensa, as corujas enxergam muito bem durante o dia e muito mais à noite. Seu campo de visão é muito grande. Começando a noite, as corujas saem para se alimentar e tudo pode chamar a sua atenção. É uma ótima predadora e se alimenta de outras aves e pássaros, inclusive filhotes, gafanhotos, grilos, ratos. Seus inimigos mortais são os gaviões, cobras e gatos do mato.
Se uma coruja presta a atenção em uma coisa, sua cabeça não vai se mover, mesmo se precisar mexer o corpo de lugar.
Na natureza, as grandes corujas podem viver até 20 anos e embora gostem de tomar chuva, não podem se encharcar pois assim não poderiam voar.
Em cativeiro não podem ser colocadas juntos de outras espécies de aves, pois as atacariam, mesmo corujas da mesma espécie. Só vivem bem em casal.
Uma curiosidade sobre casais de corujas é que o macho se aproximam de fêmeas levando uma presa nas garras. Se ela aceitar o presente, o acasalamento acontece. Uma fêmea pode colocar entre 3/5 ovos por postura e levar 30/34 dias chocando.
Embora possa ser criada em cativeiro, capturar e vender as corujas é proibido por lei.
Ao contrário do que muita gente acredita, as corujas não são agourentas e nem trazem má sorte.



imagens-ilustrativas-de-várias-espécies-de-corujas








































texto escrito pelo autor do blog
fotos copiadas da net